quarta-feira, 18 de maio de 2011

Companhia de Dança e Teatro Pilobolus


Depois de resolver o que iria postar no blog, comecei a pesquisar sobre tipos de artes e acabei achando alguns exemplos. Em um deles vi que alguns tipos de arte poderiam ser mostrados em forma de vídeo.
Na mesma semana vi um comercial sobre propagandas criativas, então resolvi procurar no youtube alguns vídeos criativos. Um destes vídeos se chamava: criatividade dá vida!...
Resolvi assistir, foi então que eu vi pela primeira vez um vídeo do grupo Pilobolus.
Comecei a assistir praticamente todos os vídeos deles que estavam no youtube, por achar surpreendente o que eles podem fazer.
E assim o que seria a princípio uma postagem só para vídeos criativos, resolvi falar separadamente de cada vídeo que achei, e o primeiro será sobre eles...





Pilobolus é uma das mais importantes companhias de dança norte-americana, pioneira da dança acrobática. 

Bailarinos que são também acrobatas ou vice-versa – corpos que se fundem a outros ou a materiais inusitados criando formas surpreendentes – tudo isso é uma marca da dança contemporânea, explorada por diversas companhias. Entre todas elas, ninguém o faz de forma tão original ou inovadora quanto o Pilobolus Dance Theatre, até porque, a companhia norte-americana, criada em 1971, foi a pioneira no estilo, a grande responsável por uma revolução no cenário da dança moderna.


Fundada por Moses Pendleton (que mais tarde criaria também o Momix) e Jonatham Wolken, o Pilobolus foi o primeiro grupo moderno a juntar à dança técnicas de força física, improvisação cênica e muitos efeitos visuais e de luz, apresentando ao público coreografias abstratas muito diferentes dos então padrões tradicionais da dança. Em 2007 tiveram uma de suas maiores consagrações: foram convidados para se apresentar na cerimônia do Oscar, vista por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, apresentando os filmes indicados ao prêmio principal.

O Pilobolus desenvolveu-se a partir de um coletivo de dança rumo a uma organização única nas artes norte-americanas, com três ramos principais de atividade: Pilobolus Dance Theatre, uma companhia itinerante integrada por sete pessoas; o Pilobolus Institute, um guarda-chuva para toda a programação educacional; e o Pilobolus Creative Services, uma estrutura administrativa que permite coordenar atividade criativa tanto com as organizações comerciais quanto artísticas fora da companhia.

O Pilobolus é uma corporação isenta de taxas, não-lucrativa, parcialmente mantida por fundos da Comissão de Cultura e Turismo de Connecticut e por um prêmio do National Endowment for the Arts, além de donativos. A Met Foundation é o patrocinador oficial das turnês do Pilobolus Dance Theatre.



Abaixo o vídeo que mostra o grupo na apresentação do Oscar em 2007.







Fonte: Visão Carioca


Segundo o site recantoadormecido.com.br (maio 20th, 2011 ): No final deste mês, dois anos após sua última passagem pelo país, a companhia está de volta ao Brasil, com Metamorphosis, um programa que reúne cinco coreografias. Eles se apresentam nos dias 24 e 25 de maio no Teatro Bradesco, em São Paulo; dia 29 de maio no Teatro Claudio Santoro, em Brasília; dia 31 de maio no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; dias 01 e 02 de junho noTheatro Municipal do Rio de Janeiro; e dia 04 de junho no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A apresentação é uma produção da Dell´Arte Soluções Culturais (www.dellarte.com.br), com patrocínio nacional da Cielo.

domingo, 8 de maio de 2011

JULIAN BEEVER e Sua Arte




Em 2009 eu recebi um e-mail com o seguinte assunto: Desenhista de calçada!!! era simplesmente uma apresentação de slide, não sei exatamente quem me mandou, pois eu encaminhei para o meu e-mail com o aviso de que eu deveria pegar as fotos, já que havia achado interessante o trabalho deste desenhista...
Agora que o tema blog ficou mais interessante pra mim após dirar dúvidas de algumas pessoas da família sobre códigos para páginas da web que podem ser usados nos blogs, eu que já havia pensado em fazer um blog, só não sabia ainda o que eu iria postar lá, ao reabrir alguns e-mails me deparei com este antigo e-mail e a princípio resolvi fazer sobre artes,
mas agora será sobre: artes, coisas que eu gosto, curto ou que de algumas forma me chamaram atenção devido a criatividade ou sei lá...por realmente ser interessante, pelo menos pra mim...^^
Sendo assim, posto o meu primeiro assunto no blog...





Julian Beever é um artista inglês de Chalk art (Arte com giz) que cria desenhos tridimensionais utilizando giz como material. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de ótica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo. Para causar este efeito, é instalada uma câmara sobre um tripé que é mantida em um determinado local. Isto possibilita verificar cada risco de giz que é feito.
Ele trabalha para várias empresas como freelancer, criando murais em campanhas promocionais. Frequentemente é chamado de Pavement Picasso ("O Picasso do pavimento").

Os desenhos são minuciosamente projetados, milimetricamente executados. Pura matemática. Em média, o artista leva cerca de três dias para completar uma obra.







Abaixo é um exemplo de como um desenho poderia ser visto pelas pessoas quando visto de um ângulo errado.


Abaixo, o mesmo trabalho artístico, visto de um ângulo apropriado





Assista a este vídeo para encontrar mais obras deste artista:


E quer saber como ele faz isso? Acompanhe aqui um desenho que ele fez no Brasil:




Clique nos links abaixo para ver a fonte desta postagem.
1- Desenhos de giz anamorphic por Julian Beever
2- Julian Beever e sua arte ilusionista na calçada
3- Julian Beever - Desenhos na calçada